Turmas do Ensino Fundamental realizam a Feira do Empreendedorismo

Unidade: Goiânia | 1 Oct 2017

No dia 23 de setembro, o Ensino Fundamental do Colégio Logosófico - Unidade Goiânia promoveu a Feira do Empreendedorismo. Na ocasião, cada turma apresentou os resultados obtidos no projeto de Educação Financeira.

O projeto de Educação Financeira vinha acontecendo desde o início do ano com a leitura do livro O menino do Dinheiro. Em cada série foi dado um foco diferente à interpretação da história. A partir desse trabalho, as turmas definiram seus sonhos e elencaram formas de arrecadar dinheiro para realizá-los.

Foi trabalhado o conceito de sustentabilidade e a importância de usar de forma consciente os recursos naturais e materiais dos quais dispomos. As famílias foram envolvidas no projeto e convidadas a virem à escola para colaborar na confecção dos materiais que seriam produzidos para vender na Feira.

A turma do 1º Ano realizou um estudo sobre os brinquedos, optando pela confecção de brinquedos com materiais recicláveis. O 2º Ano observou na sala um forte pensamento de falta de cuidado e desperdício dos materiais escolares, o que levou à decisão de produzir e reaproveitar materiais de casa, customizando-os. O 3º Ano vinculou o projeto de Educação Financeira ao estudo sobre os valores. Eles fizeram uma analogia entre os valores necessários para cultivar a horta plantada pela turma, com os que necessitam para a realização do sonho. Venderam as hortaliças cultivadas, saladas de pote e outros produtos. O 4º Ano realizou um estudo sobre alimentação saudável e produziu um caderno de receitas saudáveis, reaproveitando alimentos que seriam descartados, como as cascas dos legumes. O 5º Ano estudou sobre a sustentabilidade ambiental, social e financeira e criaram produtos customizados: pallets, garrafas decorativas, bloquinhos de anotações com material reciclável e ponteiras de lápis.

As crianças tiveram a oportunidade de criar o slogan da Feira e fizeram uma votação para escolher o que melhor representaria o trabalho. O slogan produzido pela aluna Samara Cordeiro, do 5º Ano, foi o escolhido: “Empreender a própria vida: comece onde está, use o que você tem e faça o que você pode.”

“A atividade teve um resultado muito positivo. As crianças se envolveram muito. Todas colaboraram e se prontificaram em cumprir com o papel que foi determinado a cada um na Feira. A alegria dos pais e das crianças contagiou o ambiente e a nossa manhã de sábado culminou de forma feliz e produtiva”, avaliou a coordenadora do Fundamental.

Confira os depoimentos das pessoas que participaram da Feira:

“Na preparação da feira, ainda em casa, minha filha já estava super empolgada, comprometida e envolveu a família toda no projeto. E o resultado de todo esforço está excelente, muito importante passar esta experiência de empreendedorismo para a vida das crianças e muito oportuno também por conta do que o país vem vivendo, pois quanto mais cedo as crianças aprenderem a usar o seu dinheiro melhor.” Miguel de Melo Franco – pai de Maria Eduarda Romano de Melo Franco – 4º Ano.

“Meu filho ficou empolgadíssimo com este projeto, em casa não tinha outro assunto, a expectativa era enorme, queria mostrar para toda a família tudo que estava produzindo e organizando. E o resultado disso, a Feira foi surpreendente.” Gisele – mãe de Caio – 2º Ano e Alice – Infantil 1

“No início do projeto minha filha ficou morrendo de medo de não conseguir vender nada, mas depois começou a ficar confiante e ansiosa. Achei uma ótima iniciativa da escola porque é fundamental este aprendizado para a vida deles.” Cleverson – pai de Julia S. Ferla – 1º Ano.