Ex-aluno compartilha com o 5º Ano experiências vividas na viagem a África do Sul

Unidade: Chapecó | 29 Sep 2017

Henrique Zolet (17 anos), estudante do Ensino Médio e ex-aluno do Colégio Logosófico - Unidade Chapecó, esteve conversando com a turma do 5º Ano a convite das professoras Ana Amélia A. Bergamo e Marisa Lúcia Balbinot.

Henrique contou, entusiasmado, sobre a viagem que fez ao continente africano, cuja população é de 1 bilhão e 200 milhões de habitantes. Foi uma experiência na qual aprendeu muito com as pessoas, amigos e com a natureza, relatou. Na viagem conheceu belezas naturais que lhe deixaram inquieto e também feliz. Os animais que conhecia, apenas das visitas aos zoológicos, pôde apreciar ao ar livre, andando, correndo e alimentando-se.

O estudante contou que aprendeu palavras curiosas e interessantes, pois lá existem 11 idiomas, mas uma curiosidade: Braai, que significa “churrasco”, tem a mesma tradução para qualquer uma das línguas.

Outro fator interessante para ele foi observar a pluralidade cultural e o respeito dos habitantes pela natureza.

Henrique ensinou para a turma uma dança muito animada que produz som através de palmas e batidas de pé no chão. A turma adorou e logo aprendeu a coreografia!

Em seu relato, Henrique contou que não viu apenas coisas belas, pois aprendeu um pouco mais sobre o Apartheid, este momento histórico que acabou há aproximadamente 30 anos, mas que deixou seu legado de segregação entre brancos e negros.

Conhecer a África foi para ele um “sonho de criança”, que se tornou realidade. Para os alunos, além de conhecer um pouco mais sobre a África do Sul, ficou o exemplo e o estímulo para buscar a realização dos seus sonhos, cultivando no interno os elementos necessários para chegar ao objetivo final.

E você? Qual é o seu sonho?