Infantil 4 A é estimulado a ter um novo olhar sobre a natureza

Unidade: Brasília | 29 Sep 2017

Com a leitura do livro Por que proteger a natureza?, dos autores Jen Green e Mike Gordon, a turma Infantil 4 A passou a observar a natureza com um novo olhar.

As professoras Jéssica Figueiredo e Lidia Souza, buscando formar o conceito de “natureza” juntamente com os alunos, levantaram os seguintes aspectos: a origem de determinados alimentos, como o mel e o leite, e a importância de alguns animais que são rejeitados por não se conhecer seu papel fundamental no ecossistema.

Nas atividades sobre o vento, uma analogia entre o ar e o pensamento foi apresentada, ou seja, embora não sejam visíveis, estão sempre presentes e são de grande importância – o ar para os animais e as plantas, e os pensamentos para a vida do ser humano.

Na observação das minhocas, em uma compostagem, os alunos verificaram a paciência delas na atividade. Quanto às abelhas, eles admiraram a perseverança em ir de flor em flor para produzir o mel. Além disso, constataram a grande colaboração presente no trabalho das formiguinhas.

Durante essa atividade, o Infantil 4 A presenciou, em sala de aula, um filhote de carneiro e pode observar então, os cuidados que se deve ter com os filhotes. Foi um momento especial.

De acordo com as professoras, a troca de informação com esse trabalho foi muito rica, pois todos puderam aprender um pouco mais sobre a natureza e observar as pequenas coisas que nos rodeiam. “Concluímos que a observação deve também se repetir com nossos pequenos pensamentos, pois eles estão presentes para que tudo permaneça em equilíbrio”.