Projeto Escalada proporciona momentos de muita alegria no Infantil 5

Unidade: Funcionários | 27 Sep 2017

Os alunos do Infantil 5 realizaram uma atividade de muita superação e aventura. O Projeto Escalada foi uma atividade desenvolvida pelos professores da Educação Física Infantil, Fillipi Heringer e Ludmila Souza. Esse projeto foi utilizado como recurso para atender a alguns dos objetivos educacionais da Educação Física Escolar de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: “as aulas de Educação Física devem contemplar atividades que proporcionem explorações e experiências de ocupação de espaço, compreensão de deslocamentos, equilíbrio, tomada de decisão e autoconfiança, entre outros”. Neste contexto, a escalada contribui grandemente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois oferece uma nova maneira de experimentar suas habilidades.

O Projeto Escalada ocorreu no Ginásio de Escalada Summit, localizado no bairro Jaraguá. Lá os alunos puderam conhecer mais sobre o esporte, com explicações de monitores e atletas de escalada indoor e outdoor.  Nossos alunos vivenciaram dois tipos de escalada: subindo em vias utilizando cordas de apoio e a escalada livre, sem cordas de apoio e com proteção de colchões. A diversão e a superação foram visíveis. Algumas crianças estavam um pouco receosas da altura, mas, observando os colegas e com as orientações dos monitores, aceitaram o desafio de subir na parede de escalada. Todos os alunos curtiram bastante esse projeto.

Os professores Fillipi e Ludmila argumentam que a escalada é uma atividade que deve ser utilizada e explorada nas aulas de Educação Física, pois faz parte das brincadeiras e da natureza infantil subir, dependurar-se, equilibrar-se, além dos desafios imaginários e simbólicos que a atividade representa para a criança. O Projeto Escalada é uma forma de trazer para o ambiente escolar uma atividade natural e necessária à criança, explorando novos ambientes, com o auxílio dos professores. Devido a isso, os professores de Educação Física Infantil reforçam a necessidade de ir além da forma tradicional de se ministrar as aulas, dentro das quatro linhas da quadra. É necessário ultrapassar os espaços formais, com aulas inovadoras que contemplem ações educativas que priorizem uma ampliação do horizonte pedagógico do aluno, utilizando ambientes informais de modo a complementar a formação integral de nossas crianças.