Turmas do Infantil aprendem nas aulas de Música a identificarem sons agudos e graves

Unidade: Cidade Nova | 27 Sep 2017

Durante os meses de agosto e setembro, as turmas do Infantil estão aprendendo nas aulas de Música, da professora Bárbara Ferrarezi, que as notas possuem diferentes alturas, podendo ser mais graves ou mais agudas.

Com as turmas do Infantil 2 ao 4 são usados os termos ‘fino’ e ‘grosso’ e é associado às vozes dos pais para que fique algo mais próximo do entendimento deles. Já no Infantil 5 está sendo reforçado a nomenclatura grave e agudo.

Em uma das aulas  foi utilizada a escaleta e realizada a brincadeira de ficar em pé ou agachado a depender do som, onde o grave era em pé e o agudo agachado. O objetivo era que as crianças pudessem vivenciar corporalmente as diferentes alturas.

Em seguida, foram tocados alguns trechos de canções, após explicação prévia de que as notas estariam em diferentes alturas e as crianças deveriam descobrir qual música estava sendo tocada.

Em uma outra oportunidade, foi utilizado o piano, no qual a professora tocou a escala de Dó Maior e os extremos grave e agudo do instrumento. Aproveitando a oportunidade, as crianças também conhecerem o mecanismo do instrumento.