Infantil 2B aprende com a natureza e cultiva o jardim interno

Unidade: Funcionários | 26 Sep 2017

Com a chegada da primavera, as professoras Kátia Correa, Dalila Pinho e Júlia Lisboa consideraram que seria um ótimo momento para estimular as crianças a observarem e aprenderem com a natureza. Elas mostraram imagens de flores em revistas e depois foram até o jardim, plantar flores com a professora Maria de Lourdes Rosa. Em sala fizeram colagens com as imagens que viram e lindas flores de papel para levar para casa. Desenharam flores para o mural da sala, que agora virou um lindo jardim! Elas também adoraram aprender uma música que fala das flores!

As professoras levaram para a sala flores de verdade para que os alunos pudessem observá-las. Elas puderam sentir seu perfume. Nesse momento, as professoras exploraram uma analogia com o que eles vivem: eles podem ir para escola de cabelinho penteado e com o uniforme bonito da cor que gostam, mas ficam lindos de verdade quando falam e fazem coisas que deixam os colegas e as professoras felizes; assim como a flor que é linda e nos encanta com seu perfume.

Quando tocaram as pétalas das flores, puderam perceber como são suaves. Eles conectaram essa suavidade ao cultivo do valor na convivência com os colegas: a suavidade ao fazer carinho, ao brincar tranquilamente com os demais, ao cumprimentar todos com “boa tarde”, ao cuidar da nossa sala e tantos outros exemplos.

Estão agora com um desafio: ganharam dois vasinhos de flor, para que cuidem deles, favorecendo o crescimento da flor. As crianças estão encantadas com as flores e se esforçando para cuidar delas, ao mesmo tempo que cuidam do próprio jardim interno.