4º Ano realiza exposição em comemoração aos 129 anos da cidade de Uberlândia

Unidade: Uberlândia | 21 Sep 2017

Na disciplina de História, estudando sobre Lugares Históricos, os alunos da Turma da Paciência (4º Ano) conheceram um pouco mais sobre a cidade de Uberlândia. Eles ouviram e interpretaram a letra do seu hino, pesquisaram sobre a bandeira e aprenderam sobre os lugares tombados como Patrimônio Histórico.

Durante o estudo, as crianças foram presenteadas com cartões postais pela historiadora uberlandense Caroline Rizzotto, nos quais foi possível apreciar como a cidade era e alguns edifícios históricos, entre eles o Museu Histórico, o Coreto Municipal da Praça Clarimundo Carneiro, a Casa da Cultura, a Oficina Cultural, o Mercado Municipal e a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Para culminar este trabalho e parabenizar a cidade pelos seus 129 anos, os alunos montaram uma exposição retratando o antes e o depois numa linha do tempo e também com releituras de alguns Patrimônios Históricos feitas pelos alunos. Ainda foram expostos um cartaz com a letra do hino, uma foto aérea comparando o desenvolvimento da cidade em 1942 e nos dias atuais, e sua bandeira, montada de forma a representar o significado de suas cores.

Confira alguns depoimentos:

“Ao nos prepararmos para a exposição, recordamos com os alunos o que haviam aprendido e com afeto os estimulamos a experimentarem a alegria de compartilhar com outros amigos o conhecimento adquirido. Foi estimulante vê-los se organizando na exposição no momento de receber outras turmas. Emocionei-me ao observar a fisionomia feliz de alunos que apresentam pensamentos de inibição se superando, explicando com desenvoltura aspectos históricos de nossa cidade.” Professora Daniela Nunes

“A cada aula os alunos mostravam-se mais interessados em saber como era nossa cidade e como viviam as pessoas nos primeiros tempos. Ao nos prepararmos para a exposição, ver a empolgação e a vontade de apresentar um bom trabalho para as outras turmas foi uma experiência linda e feliz. A exposição resultou num momento rico entre nossos alunos, possibilitando a troca de conhecimentos de maneira leve e alegre.” Estagiária Camila Amarães