2º Ano do Ensino Médio constrói um calorímetro

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2017

Como complemento ao estudo de termoquímica, a turma foi dividida em três grupos na aula prática de Química. Cada grupo tinha a tarefa de medir o calor absorvido e liberado quando fossem misturados líquidos com temperaturas diferentes. Para isso duas equipes iriam construir os calorímetros com um béquer embrulhado em jornal e o outro grupo iria usar um calorímetro. O calorímetro é um aparelho usado para fazer medida de calor trocado em dois ou mais corpos com temperaturas diferentes. No nosso caso, os alunos usaram líquidos com temperaturas distintas e efetuaram os cálculos de calor liberado e absorvido através dos dados de medição da temperatura.

Os alunos puderam perceber que com o uso do calorímetro obtinham resultados mais precisos do que com o do calorímetro feito de béquer e jornal; e que a maior absorção e a liberação de energia estavam associadas a uma maior diferença de temperatura nos líquidos misturados.

A atividade foi planejada para favorecer que os alunos compreendessem as trocas de energia envolvidas nas transformações e como esta energia pode ser medida. Ela foi bem desenvolvida pelos alunos e eles interagiram argumentando os fatos.

"A Logosofia não aconselha crer no que se estu­dou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a expe­rimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Curso de Iniciação Logosófica