Projeto Troca de Livros movimenta o 5º Ano B

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2017

As professoras Rita Xavier e Cecília Faria observaram que os alunos estavam precisando de mais estímulos à leitura. Planejaram então um projeto, que inicialmente foi apresentado aos pais e, em seguida, de maneira bem estimulante, para os alunos.

O projeto funciona da seguinte forma: um aluno vai à frente da turma e faz uma boa apresentação sobre seu livro, de preferência deixando um suspense, para que os colegas sintam vontade de ler. Após a apresentação os alunos que têm interesse em pegar emprestado aquele livro, levantam a mão e o dono do livro deve escolher um colega para emprestar.

Segundo as professoras, “essa experiência tem estimulado, além da formação do hábito de leitura, a vinculação entre os colegas da turma. O trabalho com a inibição, treinando falar em público, também tem sido exercitado. Observa-se o interesse pelo que está sendo apresentado pelo colega e respeito pela escolha dos livros. Os alunos estão muito entusiasmados com o projeto, perguntando todos os dias se haveria troca de livros.

Alguns depoimentos:

“Na minha opinião, o projeto Troca de Livros é ótimo porque eu estava sem ideias de algum livro para ler. Com esse projeto eu ganhei ótimas.” Lívia Lacerda

“Sobre o projeto Troca de Livros eu acho muito interessante, pois podemos compartilhar os bons livros que lemos com os colegas. Também pude ter mais opções de livros para ler. Aparecem muitos livros interessantes e é uma forma de compartilhar e criar o hábito de leitura, pois ler é muito bom.” Júlia Nagem

“O projeto Troca de Livros está sendo bem legal, pois livros que eu gostaria de ler estão sendo emprestados. Eu não gostava muito de ler, mas com esse projeto estou adorando. Descubro coisas novas e até tenho mais contato com colegas que eu não conhecia muito.” Pedro Costa