Infantil 5B aprende sobre adaptação no “Recanto das Galinhas”

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2017

O Infantil 5B visitou o “Recanto das Galinhas” e a repercussão foi tão boa que os pais de dois alunos da turma, doaram uma galinha Polonesa Negra, mais conhecida como galinha de topete, com 5 pintinhos. Eles explicaram que a galinha é mansa, mas fica brava quando mexem com seus filhotinhos. Apesar disso, as professoras ficaram receosas, pois não sabiam como seria a reação das outras galinhas com os "novos hóspedes" e, por isso, a professora Cleuza Samai, responsável por cuidar do galinheiro, fez uma visita à turma e tirou todas as dúvidas que alunos e professoras tinham.

Cleuza explicou que era possível colocar a galinha com seus pintinhos no galinheiro, mas era importante observar qual seria a reação das galinhas com os novos habitantes. Ela ainda salientou que, como os animais não se comunicam como os seres humanos, poderia haver uma briga e, caso isso ocorresse, era importante, primeiramente, colocar os novos habitantes dentro do galinheiro, porém dentro de uma gaiola, para que as galinhas antigas se acostumassem com os novos moradores e para que a galinha doada, juntamente com seus pintinhos, se ambientassem à nova casa.

E assim foi feito. No dia em que a nova moradora chegou, o Infantil 5B, com a ajuda das professoras, colocaram a galinha doada com seus pintinhos no galinheiro e observaram o que iria acontecer. A cuidadora tinha razão, pois as galinhas se agitaram. As professoras, juntamente com as crianças, decidiram colocar os novos habitantes numa gaiola.

Dias depois o Infantil 5B fez uma nova visita ao Recanto das Galinhas e, para alegria de todos, a galinha e os pintinhos doados já estavam ambientados ao local e não precisavam mais ficar na gaiola. Já conviviam bem com as outras galinhas.

De forma análoga, o ser humano precisa aprender a se adaptar às diversas situações da vida, podendo contar, de forma diferente dos animais, com o recurso da adaptação inteligente, utilizando as faculdades mentais e sensíveis, para alcançar um êxito consciente.​