Alunos do 4º Ano compreendem o que é bullying e identificam-se como agentes de combate a essa prática

Unidade: Brasília | 3 Sep 2017

A turma do 4º Ano está realizando um lindo projeto intitulado Bullying. A professora Keila Cruvinel fez com as crianças biscoitos coloridos no Laboratório de Ciências, promovendo a reflexão que, embora as cores dos biscoitos sejam diferentes, todos tem o mesmo sabor, e da mesma forma as pessoas são aparentemente diferentes, contudo são capazes de realizar grandes descobertas e construir valiosas amizades.

Depois desse primeiro momento, a professora Lorena Rodrigues realizou uma atividade sensível com a turma. Vendando os olhos dos alunos, ela levou-os primeiramente a uma sala escura com música alta e agitada onde estavam nas paredes palavras desagradáveis – “chata”, “feio”, “ameba”, “monstro”, “burro” – palavras escritas em outro momento pelas próprias crianças.

Na sequência, os alunos foram vendados novamente e levados a uma segunda sala, dessa vez, uma sala colorida, com música suave, as crianças tiveram um momento bem relaxante, quando tiraram as vendas puderam ler palavras de bem nas paredes, tais como: “você é legal”, “inteligente”, “amiga”, entre outras.

Os biscoitos coloridos foram colocados em potes decorados pelas próprias crianças e foi realizado um amigo-secreto do afeto, em que cada aluno presenteou e recebeu um pote com biscoitos e um bilhete carinhoso destacando as qualidades admiradas no colega.

“Hoje eu me senti muito a vontade, pois nós tivemos um dia super legal. Depois do recreio as professoras fizeram uma proposta, ficamos com os olhos vendados para olhar para dentro de nós.” Tarsila Viana

“Essa atividade foi muito legal. Na sala escura uma música agitada eu me senti muito mal, mais ainda quando li as palavras negativas, eu nem quis ler todas. Já na segunda sala me senti super bem,  tinha uma música muito agradável e depois lemos as palavras positivas. Gostei muito!” Joana Brandi