Projeto Festival de Danças 2017 – Danças Clássicas e “Danças da moda” para o Fundamental 2 e Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 3 Sep 2017

A preparação para o Festival de Danças 2017 já começou! Os professores Renata Xavier Chiaradia, Rodrigo Gavioli e Gabriela Cavalieri iniciaram o trabalho de caracterização das danças clássicas, que servirão de inspiração artística, através de pesquisas bibliográficas, vídeos e estudo dos passos característicos.

A preparação, tanto na parte teórica como na prática, ocorre nas aulas de Educação Física. O projeto Festival de Danças, é organizado a cada 2 anos, com muitos estímulos, pelos alunos e professores. Cada turma deverá apresentar em sua culminação, que será realizada no dia 10 de novembro, uma Dança Clássica ou uma apresentação que inclua dois estilos diferentes – Dança Clássica e Dança da Moda.

São palavras da professora Renata: “Durante esse processo temos como objetivo construir conexões entre a linguagem das danças clássicas e a linguagem das danças da moda, ou seja, estabeleceremos conexões entre as formas de execução dos seus gestos e movimentos característicos. A proposta é refletir sobre o conceito de dança na escola, buscando uma ressignificação das danças clássicas e das danças da moda ou danças midiáticas, a partir de um diálogo com as vivências corporais dos alunos, abandonando a ideia de uma reprodução fria e sem sentido dos movimentos. Sabemos que o estudo oferecerá mais elementos e recursos para despertar a criatividade dos alunos na elaboração das coreografias. Durante da elaboração das coreografias teremos uma boa oportunidade de levar os alunos a se questionarem sobre a colocação frente às diferenças, um dos pontos base da convivência humana”.

Vinculando o Festival ao projeto institucional do Colégio Logosófico, Melhores Atitudes, Melhor Humanidade, três conceitos poderão ser trabalhados: o estudo, o fazer tudo com gosto e os segredos da convivência.

“Quando uma coisa é feita com gosto todos a valorizam, desprezando-a quando é feita a contragosto. A diferença entre uma e outra forma de atuar é muito notável, sem dúvida; só esse fato deve estimular a todos, de hoje em diante, a fazer as coisas como devem ser feitas, isto é, com o mesmo gosto com que Deus fez tudo o que existe.” Do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico, p. 275.