3º Ano inicia estudos de investigação sobre os pensamentos negativos, como parte do projeto “Minha Casa Mental”

Unidade: Uberlândia | 26 Aug 2017

A Turma da Simpatia (3º Ano) está estudando sobre as casas: como se configuram, quais são os cômodos e os tipos existentes. Foi então que os alunos construíram maquetes de casas utilizando-se de sólidos geométricos. Como parte desse projeto iniciou-se um trabalho sobre a “casa mental”, por meio do qual as crianças estão compreendendo que a mente pode ser comparada a uma casa que abriga os pensamentos.

Com a colaboração da assessoria educacional, Talita Franco, realizou-se uma rodinha para apresentar às crianças o conceito de Deficiências Psicológicas. Em sua apresentação, Talita conversou sobre como o corpo humano enfrenta alguns invasores microscópicos – vírus e bactérias – que podem causar doenças. Os alunos conheceram o sistema imunológico e perceberam como é importante a identificação do agente invasor para que se estruture a defesa do organismo. De forma análoga, foi refletido sobre os invasores da mente – os pensamentos negativos. Todos concluíram que um pensamento negativo, atuando repetidas vezes na mente, pode se converter em uma deficiência psicológica.

“Propusemo-nos a atuar como investigadores: cada um investigando a si mesmo com o objetivo de identificar algum pensamento negativo que possa aparecer na mente, e desalojá-lo de lá o quanto antes”, explicou a assessora.

Nas próximas etapas desse estudo, a turma irá investigar melhor dois pensamentos negativos: o “gargantinha” e “faisquinha”, para compreender o que produzem na mente de quem os possuem, na intenção de bloquear a sua atuação.