Infantil 3B vive linda experiência sobre os "segredinhos para cultivar as amizades"

Unidade: Funcionários | 26 Aug 2017

A professora Cassiana Ferreira nos oferece a oportunidade de conhecer uma linda experiência:

“Na turma de Infantil 3B comecei a observar o aparecimento de algumas tendências e pensamentos que dificultavam a convivência harmônica entre os alunos, influenciando muito no ambiente da turma, no dia a dia”.  De forma geral, são crianças carinhosas e que gostam de brincar juntas, mas começaram admitir o pensamento de excluir o colega de uma ou outra brincadeira. Se um colega estava com a blusa da cor diferente não podia brincar, ou se não havia trazido brinquedo de casa não era incluído na brincadeira. Além dos conflitos naturais da idade e que devem ser orientados (tomar brinquedo, não emprestar, empurrar, bater, etc.) fiz a leitura do livro "Segredinhos para cultivar as amizades" e fizemos vários teatrinhos, com a participação das crianças, mostrando como, na prática,  elas poderiam conquistar muitos e muitos amigos”.

Trabalhamos também o conceito de segredo. Alguns segredos só ficam guardados conosco, outros podem ser compartilhados. Certo dia, eu levei na rodinha uma caixa cheia de "segredos e tesouros" da minha vida. Ao abrir a caixa para as crianças fui mostrando os cadernos onde minha mãe escrevia as minhas conquistas e esforços, fotos de quando eu estudava no Colégio, dos meus amigos de Escola e, também, um caderno em que eu, com sete anos, anotei meus esforços para vencer algumas dificuldades. Li para as crianças algumas destas anotações. A reação delas foi linda de se ver, atentas e abertas para aprender comigo. Algumas até hoje perguntam sobre os caderninhos.

Depois de mostrar "os meus segredos" perguntei a elas se elas tinham também segredinhos para fazer muitos amigos. Elas falaram várias coisas importantes: brincar junto; emprestar os brinquedos; sempre cabe mais um na brincadeira; devemos brincar com todos, meninos e meninas; fazer carinho; conversar ao invés de bater; etc.

Entreguei a elas um pequeno papel no qual deveriam desenhar um segredinho e colocamos em um envelope individual. Depois fizemos um painel para ensinar às outras turmas o que estamos aprendendo sobre as amizades.

Estamos dando continuidade a este trabalho todos os dias e as próprias crianças recordam, umas às outras, esses segredinhos"