Turma 3 do Horário Estendido confecciona a personagem Mara, do livro “Orelhas de mariposa”

Unidade: Brasília | 24 Aug 2017

Para dar continuidade ao projeto Bullying, as professoras Rita de Cássia Massaút e Marina Moreira confeccionaram a boneca Mara com a ajuda dos alunos da Turma 3 do Horário Estendido. A boneca é uma personagem do livro Orelhas de mariposa, do autor André Neves, obra utilizada desde o 1º bimestre para desenvolver atividades sobre o bullying. O objetivo desse trabalho foi fortalecer na mente das crianças, o pensamento de respeitar os amigos.

Na rodinha realizada pelas professoras, as crianças tiveram a oportunidade de expressar sobre as diferenças. Veja alguns relatos:

“Eu adoro a Mara, pois ela não se importa com o que as pessoas falam sobre o seu cabelo... o meu cabelo é quase igual ao da Mara e não vou me importar quando falarem dele.”

“Eu acho que devemos respeitar as pessoas que não possuem sapatos.”

“Professora, implicar com o amigo também é bullying?”

“Eu conheci uns valentões que faziam bullying comigo, isso foi na outra escola, aqui eu sou feliz porque todos são meus amigos e me respeitam.”

“Eu respeito os meus colegas e fico triste quando alguém rir de mim pela minha roupa, acho que a Mara ensinou todo mundo a ser feliz.”

“Eu nunca vi ninguém fazer bullying comigo ou com os meus amigos, mas se algum dia isso acontecer eu vou ficar triste e avisar a professora.”

No momento em que as crianças confeccionavam a boneca Mara, cantarolavam a linda história, ressaltavam a coragem e a valentia da personagem por não se importar com o que as pessoas falavam sobre os seus cabelos, suas roupas e sapatos e suas características físicas.

As crianças aprenderam que os comportamentos inadequados, como apelidar ou discriminar os colegas durante as brincadeiras não devem existir, pois todos somos diferentes um do outro, cada um com sua característica, com seu modo de agir e pensar, e assim como gosto de ser respeitado, preciso respeitar o outro também.

“Foi uma atividade muita rica e que sensibilizou todos os alunos. Esse trabalho é diário e será abordado durante todo o ano letivo”, afirmaram as professoras.