Turmas 1 e 2 do Horário Estendido cultivam o sentimento de patriotismo

Unidade: Brasília | 24 Aug 2017

As Turmas 1 e 2 do Horário Estendido deram um show de alegria no lançamento do tema semestral: Por um mundo melhor e do tema bimestral: Bons exemplos tornam uma pátria melhor. Ambos têm por objetivos contribuir para a construção de um mundo melhor a partir da superação de si mesmo e identificar nos estudos, no sentimento de amizade, na valentia, na colaboração entre outros conceitos, as bases para uma humanidade melhor.

A atividade teve início com uma rodinha, onde as professoras Roseli Luro, Noemy Martins, Joyce Porto e Daniela Oliveira apresentaram os temas e levaram os conceitos de pátria e de exemplo. “Quando pedimos para que as crianças relatassem alguns exemplos para termos uma pátria melhor, tivemos respostas simples e interessantes, como economizar água, colaborar, ser afetuoso, jogar o lixo no lugar certo e etc. Foi interessante porque mostrou que os ensinamentos anteriores penetraram em suas mentes”, declararam as docentes.

Em seguida, a Bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos. Depois foi explicada sua importância como símbolo nacional da pátria e sobre o significado de suas cores. O intercâmbio realizado foi muito rico, e continuou com um momento de descontração no pátio, onde foram realizados alguns movimentos corporais e as crianças ainda dançaram ao som da música Aquarela do Brasil.

Ao final da música, que termina com o grito de Brasil, todos estouraram um balão que estava pendurado no teto do pátio e de dentro dele, para a alegria das crianças, além de uma chuva de papel picado, caíram vários corações nas cores da bandeira. As crianças recolheram os corações e montaram, com ajuda das professoras, uma linda bandeira no mural.

“Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o maior prêmio a que se possa aspirar. Não haverá valor comparável ao cumprimento desta grande missão que consiste em preparar para a humanidade futura um mundo melhor.” Carlos Bernardo González Pecotche