A partir de um questionário, iniciou-se o trabalho do tema Bullying nas turmas de 6° e 7° Ano. Os alunos tiveram de responder, de forma honesta e discreta, a algumas perguntas:
- Cometi bullying este ano? Se sim, onde?
- Cometi bullying em outros anos? Se sim, onde?
- Sofri bullying este ano? Se sim, onde?
- Sofri bullying em outros anos? Se sim, onde?
- Já presenciei cenas de bullying ou ainda presencio? Se sim, onde?
- O que penso e sinto em relação a este tema?
- Conheço a lei do bullying?
Com as respostas em mãos, a coordenadora Tatiana Veroneze as tabulou e mostrou os resultados aos alunos. A partir dos números apresentados, os adolescentes foram levados a refletir sobre o tema e, aliado a ele, sobre a importância do respeito, da amizade, da colaboração, da solidariedade e da união.
100% dos alunos responderam que não conhecem a lei do bullying e este será o trabalho a ser realizado em breve nas turmas do 6° e 7° Ano; os alunos assistirão a uma palestra sobre esta lei, ministrada por um advogado.
O bullying é um tema importante de ser abordado no ambiente escolar, todos precisam estar atentos para atuar bem e respeitosamente com o semelhante.
“Eu acho que esse deve ser um tema discutido na escola, pois acontece em todo o país, em todo lugar. Se não falarmos sobre isso, o bullying vai continuar acontecendo e nada vai melhorar.” Fabrício Baiôcco – 7° Ano
“Acho que foi importante falarmos sobre bullying na aula de Ética, porque as pessoas se sentem mais livres para falar se sofrem ou não e recebem ajuda.” Pâmella Mendes – 7° Ano