Alunos do 4º e 5º Ano recebem a visita de um imigrante e aprendem valores importantes para a vida

Unidade: Chapecó | 24 Aug 2017

As turmas do 4º e 5º Ano receberam uma visita muito especial, com a qual puderam conhecer como é a vida de um imigrante atualmente. O Sr. Nahum Saint Julien, 40 anos, imigrante haitiano e residente em Chapecó, foi convidado pelas professoras das turmas a participar de uma conversa sobre a sua trajetória de vida, seu percurso até chegar ao Brasil e adaptação ao novo país.

As duas turmas já haviam estudado sobre o processo de imigração na história do Brasil e os alunos estavam muito atentos e participativos, com muitas perguntas a serem esclarecidas.

O convidado contou que após o terremoto de 2010, muitos haitianos deixaram o país. Contou que, como filho mais velho, era o responsável pelos irmãos mais novos e seus pais, além da sua esposa e filha. E assim, saiu de seu país em busca de um trabalho que proporcionasse essa condição, numa viagem que durou três meses até chegar ao Brasil.

O Sr. Nahum apresentou muitos elementos importantes para a vida. Falou do preconceito que os imigrantes sofrem, das condições de trabalho ao chegarem e da difícil adaptação com o idioma, o clima, a cultura, a alimentação, o afastamento da família e as condições em que vivem.

A experiência deixou para alunos e docentes um exemplo de ser humano que quer superar-se. Exemplo de como as pessoas podem ajudar o semelhante e pensar no coletivo. O convidado falou que o estudo é algo muito importante e que a felicidade deve estar presente na vida de cada um como forma de gratidão.

Relatou que no Haiti fez vários cursos, como Marketing, Contabilidade, Logística e tinha dois empregos fixos. A sua vontade de aprender não diminuiu com essa mudança. Hoje ele trabalha e está cursando a faculdade de Letras. Sua esposa e filha vieram para o Brasil quatro anos após ele ter chegado.

Mas o Sr. Nahum não pretende parar por aí! As crianças perguntaram sobre os planos para o futuro e ele contou que ainda quer estudar mais: Direito, Economia, Relações Exteriores, entre outras coisas, pois são conhecimentos que oportunizam a colaboração.

Ele ainda abordou que em sua cultura, os professores têm um papel importante na construção da sociedade e todos valorizam muito essa profissão, bem como o conhecimento.

O aluno do 4º Ano, Johann Paixão (9 anos), manifestou que a visita foi muito interessante, pois ele aprendeu curiosidades dessa cultura, conheceu as dificuldades vividas no Haiti e como o Sr. Nahum chegou ao Brasil: “Chamou a minha atenção a sua vontade em ajudar as pessoas e sua valentia diante das dificuldades!”, relatou o aluno.