Aula sobre o sistema respiratório testa a capacidade pulmonar dos alunos do 8º Ano

Unidade: Funcionários | 15 Aug 2017

A utilização de aulas práticas se constitui em um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, onde os alunos podem aprender na prática, o que estudaram em sala de aula. A experimentação também se alia ao ensino, despertando o interesse e a curiosidade do aluno.

A professora Milena Almeida propôs aos alunos que medissem a própria capacidade pulmonar, através de uma atividade prática.

Os materiais utilizados nesse experimento foram: caixa de plástico, mangueira e garrafa pet: encheram a caixa de plástico e a garrafa pet com água. Colocaram a garrafa com a “boca” para baixo, dentro da caixa de plástico. Em seguida, introduziram uma das pontas da mangueira dentro da “boca” da garrafa e a outra ponta foi entregue ao aluno, para que, enchendo os pulmões, soprasse dentro da mangueira (esterilizada) de uma vez e bem forte.

Os alunos puderam verificar que o ar sobe, retirando a água de dentro da garrafa e desta forma visualizaram o quanto de ar foi liberado de seus pulmões. Além disso, foi possível identificar o funcionamento do sistema respiratório, observando que a entrada e a saída de ar dependem do diafragma (músculo abaixo dos pulmões) e dos músculos intercostais, que provocam uma diferença entre a pressão do ar atmosférico e a pressão do ar no interior dos pulmões e do tórax.

Segundo a professora, “a aula foi produtiva e divertida. Os alunos interagiram e puderam observar como acontecem os movimentos respiratórios e de que maneira o ar entra e sai dos pulmões”.