Uma experiência diferente no 2º Ano do Ensino Médio: Fórmula 1 da Evaporação

Unidade: Funcionários | 13 Aug 2017

O 2º Ano realizou uma atividade experimental, com o intuito de criar uma pista de corrida para quatro líquidos distintos: álcool, água, acetona e glicerina. Os alunos deveriam escrever em uma folha de papel o nome dos quatro líquidos e assim criar a pista da evaporação. Logo em seguida, os alunos deveriam fazer quatro bolinhas de algodão, para pingar em cada bolinha, com cinco gotas de um dos líquidos acima. Os alunos treinaram primeiro, para conseguir passar as bolinhas úmidas no papel ao mesmo tempo. Depois do treinamento aconteceu a largada oficial para a evaporação dos líquidos, que evaporaram em momentos distintos. Dessa forma os alunos puderam estudar volatilidade, pressão de vapor e relacionar estas com a temperatura de ebulição de cada líquido.

Nas palavras da professora Fabiana Costa, “a atividade foi muito prazerosa, pois tratava de forma lúdica da evaporação de líquidos distintos. Os alunos adoraram observar o líquido que iria evaporar primeiro”.