Experimento de Química é motivo de estudo para o 2º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 10 Aug 2017

Para completar e ilustrar a técnica de titulação, estudada teoricamente em sala de aula, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar levaram os alunos do 2º Ano do Ensino Médio ao Laboratório. Organizados em grupos de quatro alunos, realizaram um experimento sobre titulação.

Nesse experimento eles precisavam comprovar a concentração de ácido acético em um frasco de vinagre. Para isso, foi necessário o uso no método da titulação. Em uma bureta, foi colocada uma solução hidróxido de sódio 0,1 mol/L, e em um erlenmeyer, foi adicionado vinagre e gotas de fenolftaleína(indicador ácido-base- substância que altera sua coloração conforme o pH do meio). A titulação foi realizada até que se observou uma coloração rosa no erlenmeyer, indicando que o número de mols da base e do ácido se igualaram.

Por meio de cálculos, os alunos puderam verificar que a concentração indicada pelo fabricante no rótulo do vinagre estava correta. Por fim, as professoras puderam concluir que a realização de todo o procedimento teórico e prático sobre o método da titulação pôde contribuir para uma melhor interpretação dos exercícios sobre esse conteúdo.