Turma 1 do Horário Estendido realiza o projeto de leitura do livro “Clara”

Unidade: Brasília | 6 Aug 2017

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e realizar a culminação do tema bimestral Família, minha joia rara, as professoras Roseli Luro e Noemy Martins desenvolveram diversas atividades utilizando o livro Clara, dos autores Ilan Brenman e Silvana Rando. O livro foi escolhido por retratar, de forma lúdica e agradável, cenas referentes ao meio familiar, onde a menina Clara vislumbra realizar, quando crescer, várias atividades que observa no meio em que vive.

O lançamento do projeto ocorreu por meio de uma brincadeira que envolveu percepção visual, concentração e orientação espacial. Cada criança teve a oportunidade de procurar o livro escondido pela professora, dentro e fora da sala, seguindo algumas orientações. Após a participação de todos, foi realizada uma rodinha para conhecerem a menina Clara e, assim, deram início ao projeto de leitura.

Os alunos vivenciaram muitos momentos agradáveis durante as atividades. Segundo as docentes, as crianças foram estimuladas a desenvolver a atenção e a concentração ao ouvir a história. “Foram trabalhadas a percepção visual, a linguagem oral e a expressão corporal. O objetivo era despertar no aluno a criatividade, a imaginação e o gosto pela leitura. Foram explorados, também, os conceitos matemáticos de cores, formas, tamanho, quantidade, contagem, posições, altura, etc. Através da arte expressaram-se com desenhos, pinturas, modelagens e colagens”.