Turma 3 do Horário Estendido trabalha as diferenças para evitar o bullying 

Unidade: Brasília | 6 Aug 2017

As professoras Rita Massaút e Marina Moreira iniciaram um trabalho contra o bullying na Turma 3 do Horário Estendido e utilizaram o livro Orelhas de mariposas, do autor André Neves. O objetivo desse trabalho foi trabalhar o elemento de que todos nós devemos respeitar e ser respeitados para ter uma boa convivência entre os amigos.

As professoras observaram que a comunicação e o uso das palavras estavam ocorrendo de forma inadequada. Com a constância desses atos, começaram a gerar susceptibilidade em algumas crianças e a melhor forma de resolver essa situação é através do diálogo.

Foi realizada uma rodinha para levar o conceito de bullying. Ao perguntar o significado, muitas crianças participaram, compartilhando com o grupo o seu entendimento, como por exemplo: “É quando alguém machuca outra pessoa” e “É quando você coloca apelido e essa pessoa não gosta disso”. A maioria das crianças sabia que praticar o bullying não é uma boa atitude.

Após a explicação sobre o tema, as docentes começaram a contar a história do livro, mas com uma novidade: a história foi cantada em versos e rimas. Os alunos ficaram entusiasmados com a novidade e cantaram com muita alegria.

Para culminar, cada criança confeccionou um lindo desenho do momento que mais gostou da história cantada.

“Em toda a amizade deve-se cultivar o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo o momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.” González Pecotche

Veja o relato de uma mãe:

“Um desses dias, voltando da escola para casa, ainda no carro, Pietra me falou:

- Mamãe, eu gosto da Mara. Ela tem ideias muuuuito boas.

- É minha filha? Que bom! Mas quem é a Mara? Perguntei. Mas tão empolgada que estava, nem me respondeu e continuou em seu raciocínio.

- Mamãe, vou cantar uma música e você me diz de qual parte você gostou mais, tá?

Sempre cantamos no carro, e desta vez foi diferente pelo conteúdo da musiquinha muito linda:

Mara tem orelhas de abano!

Mamãe, você acha que sou orelhuda?

Não, filha. Você tem orelhas de mariposa.

Mara tem cabelo de vassoura!

Não! Meu cabelo é como um arbusto recém-podado.

Mara se veste com toalha de mesa!

Não! Meu vestido é quadriculado para eu jogar xadrez.

Mara tem a meia furada.

Não! É que tenho um dedo muito curioso.

Mara usa sapatos velhos!

Não! São sapatos viajados.

Mara não tem mochila nem carteira!

Não! Assim posso correr livre como uma gazela.

Mara só lê livros usados!

Não! É que mais de mil mãos já os acariciaram.

Mara tem um estômago que ronca!

Não! É que tenho uma orquestra na barriga.

Mara é desengonçada!

Não! É que fico na ponta dos pés para poder alcançar a Lua.

Mara você é orelhuda! Ou vai dizer que são orelhas de mariposa?

Não! São grandes mesmo. Mas não me importo com isso!

- De que parte você gostou mamãe?

- Puxa filha! Gostei muito. É esta a Mara? Ela é mesmo muito criativa. Gostei muito da parte da meia e do dedinho. E você?

- Eu gostei de muitas partes. Mas o que eu mais gostei foi que ela não ficou triste com o que os coleguinhas falaram. Ela é forte, não é mamãe? Foi por isso que gostei dela.

- Pois é, filha! A força dela é não ver o mundo com os olhos e preconceitos dos outros. A casinha mental dela tem boas defesas, né? Ela vê com os olhos dela!!!

- Sim. Gostei muito dela...

E Pietra ficou pensativa e depois recomeçou a cantarolar. Me ensinou a música e falou da Mara vários dias depois deste dia, cada vez com mais uma reflexão sobre como reagir ao bullying, e como estava animada com o projeto da Mara com sua querida professora Rita (palavras dela).

E é assim que unidos, os pais e a escola, vamos buscando a cada momento um caminho mais humano, com o desenvolvimento da reflexão, da imersão, para as nossas defesas mentais e equilíbrio interior. Nós, pais, aprendemos muito com todos e ficamos melhores!

Obrigada à Escola por estas vivências maravilhosas!”

Maria Silvia Rossi – mãe da Pietra, 6 anos - Turma 3 – Horário Estendido – Colégio Logosófico – Unidade Brasília.