Turma 2 do Horário Estendido reflete sobre a diferença entre a pedra bruta e a lapidada

Unidade: Brasília | 2 Aug 2017

Foi realizada uma rodinha na Turma 2 do Horário Estendido em que as professoras, Joyce Porto e Daniela Oliveira, apresentaram aos alunos dois tipos de cristais: o primeiro foi um cristal em sua forma bruta, como é retirado da natureza, e o segundo foi um cristal lapidado. As crianças puderam manipular as pedras, sentir seu peso, textura e observar sua beleza.

Em seguida, os alunos foram questionados sobre qual cristal mais lhe agradava ao manusear e qual achava mais bonito. Sobre esses dois questionamentos disseram preferir a pedra lapidada, pois a pedra bruta é grosseira e tem pontas que machucam. Já a lapidada é lisa, agradável ao tocá-la e com um formato mais bonito.

A partir daí, a professora Joyce fez uma analogia e explicou que somos como uma pedra bruta, às vezes machucamos as pessoas por não sabermos a forma correta de agir, mas com o tempo aprendemos muitas coisas, inclusive o que é certo e errado, e com isso, vamos mudando e nos lapidando, como por exemplo tendo atitudes de respeito com as pessoas, cultivandoa amizade e a paciência, sendo um colaborador, dentre outras. “É dessa forma que devemos ser em família e sempre; nos lapidar no dia a dia, para retirar o que temos de bruto e deixar somente o que há de mais belo em meu ser”, explicou.

As crianças concluíram a atividade fazendo um lindo baú com pequenos cristais.

“Da observação justa e inteligente surge a capacidade para corrigir os próprios defeitos.” González Pecotche