Turma 1 do Horário Estendido reflete sobre o cultivo da amizade

Unidade: Brasília | 2 Aug 2017

As professoras da Turma 1 do Horário Estendido,  Roseli Luro e Noemy Martins, realizaram um trabalho com os alunos após observarem que o pensamento de provocação estava ficando cada vez mais frequente entre algumas crianças, deixando o ambiente da sala desarmonioso por conta de choros e descontentamentos.

Foi então que a docente Roseli introduziu na rotina uma nova palavra: ignorar. A professora explicou seu significado de forma bem sensível, dentro do entendimento das crianças. Ela disse que devemos ignorar quando alguém nos provoca com gestos ou de forma verbal, ou seja, não dar importância a essa atitude que tira a atenção e os deixam tristes. Explicou ainda que é melhor deixar para lá a provocação, e só depois, quando o colega mudar o pensamento, tentar uma aproximação e brincar juntos novamente. Foi ressaltada a importância de cada um cuidar da própria vida, pois, se for diferente, esquecemos a nossa e ao cuidar da vida do outro, iremos incomodá-lo.

Desde então, quando o pensamento de provocação começa a se manifestar, a professora recorda com os alunos sobre a rodinha e de como deve ser a atitude nesse momento.

Foi realizado, também, um trabalho com as crianças, levando alguns elementos de bem para reflexão e, que devemos fazer o esforço de trocar um pensamento que não é legal, colocando um bom no lugar, como o cultivo da amizade, por exemplo. Assim, o ambiente da sala ficou mais tranquilo e feliz.

“Em toda amizade deve cultivar-se o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.” González Pecotche