4º Ano faz releitura de obra literária “KIESE - História de um africano no Brasil”

Unidade: Chapecó | 21 Jul 2017

Após a leitura compartilhada de Kiese - História de um africano no Brasil, de Ricardo Dreguer, a turma do 4º Ano foi desafiada a representar a obra por meio de maquetes, relacionando partes da história.

O aluno Arthur Bosing relatou que o que mais chamou a sua atenção na leitura do livro foi conhecer como era a viagem dentro do navio apertado e saber que muitas pessoas não sobreviveram. Para a aluna Gabriela Olberman o destaque foi quando Kiese, protagonista da história, conseguiu realizar o seu sonho: negros e brancos serem respeitados igualmente.

Foi uma oportunidade significativa de aprendizagem, onde os alunos puderam conhecer a chegada dos africanos no Brasil, sob um novo ponto de vista, percebendo a sua difícil adaptação, o sistema de escravidão e a valorização do ser humano.

De acordo com a professora, esta atividade possibilitou refletir e exercitar diferentes virtudes, dentre elas a valentia e o poder de adaptação que o ser humano pode ter diante das dificuldades. Os alunos se esmeraram na construção das maquetes, que ficaram expostas no corredor da escola para as demais turmas visualizarem.

Culminou-se o tema apresentando a história de Kiese com as maquetes para a turma do 1º Ano, compartilhando assim o aprendizado.