1º Ano realiza visita de campo a Gruta Rei do Mato

Unidade: Cidade Nova | 8 Jul 2017

Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental experimentaram uma maravilhosa experiência que enriqueceu ainda mais o projeto Pedras e Minerais. Foi com muito estímulo e interesse que eles visitaram a Gruta Rei do Mato, onde puderam dar continuidade a pesquisa que estão desenvolvendo em sala.

A Gruta Rei do Mato se tornou uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral em 25 de agosto de 2009, por meio da Lei nº 18.348. A Gruta, que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.

Nessa visita à Gruta do Rei do Mato, os alunos puderam ver as pedras e tirar todas as dúvidas com a monitora que os guiou a todo momento pelo local.

As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior.

Pinturas rupestres de seis mil anos atrás foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou em Minas, Bahia e no sul de São Paulo.