4º Ano realiza trabalho de campo na cidade de Ouro Preto (MG)

Unidade: Cidade Nova | 8 Jul 2017

A turma do 4º Ano participou de uma importante atividade que enriqueceu e ampliou muito os seus conhecimentos. Os alunos fizeram um trabalho de campo em Ouro Preto e lá viram e experimentaram muito daquilo que estão estudando e aprendendo no conteúdo de História.

Durante toda a atividade, eles foram acompanhados por um guia local que os presenteou com muitos fatos e informações valiosas sobre os períodos históricos.

Os alunos, vibrando com tudo o que viam e escutavam, e recordando-se dos conhecimentos ministrados pela professora Francisleny Cária em sala de aula, interagiram com o guia Eudes a todo momento, comentando e perguntando sobre os aspectos observados.

A turma visitou uma mina, assistiu a uma belíssima apresentação de capoeira (onde alguns alunos arriscaram pequenos gingados e movimentos de giros e pernas), andaram pelas atraentes ladeiras da cidade, observando montanhas e relevos do entorno, foram a um museu onde puderam conhecer vários objetos e utensílios utilizados na época da escravidão e, por fim, confirmaram muito do que já sabiam sobre a extração do ouro e sua utilização.

Toda a energia consumida em todas essas visitações foi reposta em um delicioso almoço que aconteceu em um restaurante que eles, descobriram depois, havia sido uma senzala há séculos atrás.

As professoras Francisleny Cária e Nirvana Arantes, juntamente com a coordenadora Mariana Brant, ficaram muito felizes com o resultado desse trabalho de campo, pois perceberam que os alunos aproveitaram cada visitação e cada nova explicação com muito interesse e entusiasmo e puderam, assim, enriquecer o estudo iniciado nos livros e em sala de aula.