Turma do 5º Ano estuda sobre os movimentos migratórios

Unidade: Chapecó | 21 Jun 2017

A professora regente da disciplina de História do Fundamental 2, Aline C. Bürgel, esteve na turma do 5º Ano para falar sobre um importante assunto: a migração e seus impactos na vida das pessoas. Migração esta que pode ocorrer dentro de uma cidade ou até mesmo dentro de um país, ou entre países.

As crianças participaram atentas, concentradas e tiveram algumas dúvidas esclarecidas, como por exemplo, os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se de um lugar para outro. Descobriram que estes movimentos podem ser de ordem natural, econômica, política, religiosa, étnica, etc.

Segundo a professora Aline, um modelo de migração muito comum no Brasil, que intensificou-se nas últimas cinco décadas,  foi o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade.

“Intercambiando sobre a realidade de nosso munícipio, observamos mais intensamente a imigração de haitianos e africanos que buscam nossa cidade, objetivando melhores condições de trabalho e de vida”, manifestou a professora Ana Amélia, regente da turma, que realizou o trabalho com a professora convidada.

Movimentos atuais de migração passaram a integrar o cenário de Chapecó, seja no mercado de trabalho, seja nos outros espaços que convivem, trazendo influências de suas culturas e costumes.