Docentes do Colégio Logosófico realizam palestra na Universidade Federal Fronteira Sul

Unidade: Chapecó | 21 Jun 2017

A coordenadora do Colégio Logosófico – Unidade Chapecó, Marinelva B. Machado, realizou a palestra: Pedagogia Logosófica: uma nova concepção de educação, para professores e acadêmicos de cursos de licenciaturas na UFFS -Universidade Federal Fronteira Sul – campus Chapecó -, a convite do LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores) da Universidade.

A palestra apresentou a Pedagogia Logosófica e a ciência que a originou, a Logosofia. Além de uma breve contextualização das escolas logosóficas no Brasil e no mundo, a professora Marinelva fez referência ao SLE (Sistema Logosófico de Educação), que integra estas escolas e ao 8º ENDEL que foi realizado recentemente em Florianópolis.

No entanto, o ponto alto da atividade, foi a apresentação dos grandes objetivos da Pedagogia Logosófica, como a ênfase na formação mental, moral, espiritual e cidadã do aluno, e os relatos docentes de recortes provenientes da experiência pedagógica do Logosófico de Chapecó.

A professora Aline M. Barella (Infantil 5) relatou um projeto que vem acontecendo: Viagem pela história da escrita e dos números; a professora Susana T. Lazzarotti (3º Ano) apresentou recortes do projeto Lendo o mundo com Dora Científica e as professoras Ana Amélia A. Bergamo (5º Ano) e Cleizer L. Canello (Matemática e Ed. Financeira) trouxeram momentos significativos que viveram com seus alunos, nos projetos com ênfase na formação do leitor/escritor. Teve também a mostra de relatos e das homenagens ao navegador Amyr Klink e ao matemático e escritor, Malba Tahan, pelo trabalho literário com suas obras.

Foi uma excelente oportunidade para divulgar em um novo espaço acadêmico, o trabalho com a Pedagogia Logosófica, que integra conteúdos curriculares, conhecimentos científicos e conceitos logosóficos.