5º Ano realiza lanche coletivo e é desafiado o planejar o orçamento

Unidade: Chapecó | 21 Jun 2017

Os alunos do 5º Ano foram desafiados pela professora de Educação Financeira, Cleizer L. Canello, a organizarem em duplas um lanche saudável para ser degustado coletivamente, gastando apenas R$ 10,00 reais.

“Nesta atividade colocamos em prática alguns pontos estudados nas oficinas de Educação Financeira: como gerenciar melhor o dinheiro; gastos necessários e supérfluos; planejamento e orçamento”, relatou a professora Cleizer.

Com a colaboração das professoras Ana Amélia Artini Bergamo e Marisa Lúcia Balbinot, professora regente e professora auxiliar da turma, respectivamente, iniciou-se a atividade com os integrantes das duplas explicando sobre o lanche trazido, o porquê das escolhas e o quanto gastaram.

As professoras observaram que houve a preocupação das crianças em comprar o lanche dentro do orçamento estabelecido, mas algumas duplas esqueceram de somar as despesas com copos plásticos, guardanapos e palitos que foram usados para servir a refeição. Por outro lado, algumas duplas, além de somarem estes valores, fracionaram os ingredientes usados, sabendo o valor exato de cada um.

Após a explicação das duplas sobre sua escolha e o intercâmbio com as professoras, todos puderam compartilhar o lanche saudável e saboroso. Alguns dos lanches escolhidos foram: salada de frutas, espetinho com frutas da estação, pão e doce de banana caseiro, bolinho de polvilho caseiro, gelatinas com frutas de vários sabores, chá, suco natural, sanduíche natural, entre outros lanches gostosos.

As alunas Sofia U. Sguissardi e Gabriela Ludwig avaliaram a atividade: “Gostamos demais, foi muito divertido e desafiador, e no final valeu a pena, a gelatina ficou muito linda e gostosa”. Quanto à dificuldade em escolher o lanche, as alunas Helena A. Jimenez e Luisa D. Kruger manifestaram: “Mais ou menos, pois tivemos um pouco de dificuldade com o orçamento”.