Os alunos do Fundamental 2, na aula de Uma leitura ética e cidadã do mundo, tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre o trecho retirado de um dos livros de Carlos Bernardo González Pecotche, Es porque lo que creen normal para la época es totalmente anormal para la vida.
Os alunos, após fazerem uma caminhada no tempo, observaram as grandes mudanças que ocorreram na linguagem, na música, na dança, na tecnologia, na moda, nos meios de transporte, no comportamento das pessoas, nas relações humanas e tantas outras. Ao se voltarem para a Criação foram surpreendidos.
Quanto à natureza, eles constataram que os processos responsáveis por manter o seu equilíbrio – sistema solar, órbita dos planetas, o nascer e o pôr do sol, a formação do arco-íris e da chuva e outros – continuam inalteráveis desde a sua origem, exceto pelas mudanças advindas da intervenção humana ou aquelas necessárias, que são provocadas pela própria natureza em prol de sua sobrevivência. Quanto ao homem, observaram que nele continua presente a mesma aspiração – ser feliz.
Diante disso, os alunos foram convidados a pensar sobre alguns questionamentos, como: Se todo homem quer ser feliz, como alcançar tal estado? Onde procurar a felicidade? Que conhecimentos preciso adquirir? O que devo fazer?
Relacionando o homem à natureza da qual faz parte, os alunos compreenderam que assim como ela cumpre princípios para se manter, o homem também deve cultivar princípios éticos e morais imutáveis e atemporais que fundamentam a vida, e que são essenciais à sociedade e indispensáveis para a evolução individual e de toda a humanidade.
Em conjunto, apontaram alguns valores que não podem sofrer mudanças porque são os pilares da convivência humana. São eles: respeito, honestidade, lealdade, gratidão, tolerância, paciência e tantos outros.
Na semana seguinte, os alunos, em grupos, foram convidados a listar o que segundo eles, após os novos conhecimentos recebidos, está sendo considerado normal para essa época, mas que é anormal para a vida.
Eis alguns pontos indicados pelos alunos:
- Querer ser melhor que o próximo sem nem superar a si mesmo.
- Rebaixar o outro para se sentir melhor.
- Vaidade extrema, narcisismo, sempre estar se importando com a aparência.
- Consumismo exagerado, tentar sempre comprar as tendências e as atualizações de coisas superficiais e vazias.
- A preocupação com a opinião alheia, esquecendo a própria.
- Ganância – nunca se satisfazer com o que tem, sempre querer mais.
- A pessoa ser considerada poderosa pelo que ela tem e não pelo que é.
- Músicas com letras horríveis, sentido inadequado e danças indecentes.
- Desigualdade social – pessoas ricas e poderosas abusando das mais pobres.
- Falta de interesse em ajudar o próximo.
- Corrupção em todos os níveis.
- Violência física e moral – estupro, preconceitos de toda espécie.
- Desrespeito a tudo e a todos – natureza, pessoas, animais e normas.
- Vícios de toda ordem – eletrônicos, drogas, bebidas, cigarros, etc.
- Falta de individualidade, de ética, de moral, de cidadania e de conhecimentos que engrandeçam o homem e tornam as relações entre os seres mais humana.