Alunos do 6º Ano estudam sobre as vantagens da verdade sobre a mentira

Unidade: Cidade Nova | 13 Jun 2017

Os professores de Ética e Cidadania do 6º Ano procuram estimular as capacidades de refletir e pensar dos alunos nas aulas que ocorrem às sextas-feiras pela manhã. Para isso, criam dinâmicas diferentes na sala procurando mesclar exposições, exemplos, vivências, criando tarefas individuais ou coletivas e utilizando outros recursos didáticos como imagens, textos, tirinhas e experiências práticas.

Numa dessas aulas foi abordado o tema Verdade como continuidade do estudo sobre honestidade. Os docentes utilizaram um recurso prático com uma imagem bem eloquente adaptada do conto A gota de tinta, do livro Intermédio Logosófico, que atraiu a atenção dos alunos. Foram utilizados dois recipientes, água e tinta preta. Um recipiente foi cheio com água cristalina, representando a verdade; o outro com água misturada com tinta preta até ficar plenamente turva, representando a mentira. Observou-se que:

- Lançada uma gota de tinta preta no recipiente de água cristalina, não houve mudança de cor.

- Da mesma forma, um pingo de água cristalina sobre o recipiente de água turva não alterou seu estado.

- Porém, ao derramar aos poucos a água turva sobre o recipiente de água cristalina, esta foi se tornando cada vez mais escura.

“Assim como a água, podemos ser cristalinos ou turvos de acordo com nossas atitudes e com nossas palavras. Uma pequena mentira não é capaz de mudar nosso conceito, porém grandes faltas ou mesmo a mentira feita hábito, irão aos poucos nos turvar frente a nós mesmos e perante os demais”, explicaram os professores.

A abordagem utilizada faz parte do trabalho que está sendo construído em cima do tema anual do colégio Melhores Atitudes, Melhor Humanidade.