4º Ano aprende novos conceitos importantes para a vida

Unidade: Cidade Nova | 13 Jun 2017

A turma do 4º ano tem vivido muitos momentos ricos e alegres! E a medida que o tempo vai passando, novas necessidades e aprendizados vão surgindo.

Nesta semana, dando prosseguimento ao projeto Disciplina iniciado no início do ano, as professoras Francisleny Cária e Nirvana Arantes levaram algumas palavras e conceitos que contribuem para a compreensão do valor da disciplina em suas vidas.

Alguns conceitos já eram conhecidos dos alunos, tais como o da atenção, da observação e da ordem. Outros despertaram dúvidas e muitas indagações. Um deles foi o conceito da contenção. Para facilitar a compreensão, as professoras apresentaram imagens de represas, placas de PARE, grandes muros e barreiras, para que eles pudessem entender que “algo” deveria ser contido. Aproveitando a analogia das imagens para suas vidas, as professoras explicaram que esse “algo” a ser contido eram os pensamentos negativos. Pensamentos de crítica, de queixa, de preguiça, de conversar ou ler revistinha durante a aula, de incomodar o colega, entre outros.

Ainda durante a semana, e para fortalecer mais a compreensão dos conceitos, as professoras propuseram uma divertida brincadeira na hora do recreio. Algumas crianças fariam o papel de pensamentos negativos, enquanto outras fariam o papel do pensamento de contenção. Eles então fizeram duas rodas, uma dentro da outra, e a roda de fora (a contenção) deveria segurar os componentes da roda de dentro, não os deixando escapar.

“Eles adoraram! E puderam experimentar como às vezes é difícil conter um pensamento! Foram então buscando novas estratégias para que a roda de fora ficasse mais forte e não deixasse os ‘pensamentos negativos’ escaparem. Foi uma excelente experiência!”, declararam as docentes.