Alunos do Fundamental 1 participam da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da 11º Mostra Brasileira de Foguetes

Unidade: Uberlândia | 31 May 2017

Para estimular a participação dos alunos, as professoras Roneida Costa (3º Ano) Daniela Nunes (4º Ano) e Glênia Naves (5ºAno) realizaram algumas atividades práticas preparatórias para a 20ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e para a 11º MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), ambos promovidos pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Num primeiro momento, as docentes exploraram os títulos dos eventos, apresentando imagens da criação de Deus e outras da criação humana e finalizaram com dois vídeos: O Universo e Os movimentos dos planetas. Elas colocaram também, nas paredes das escadas do Fundamental, imagens e curiosidades com informações para ampliar o conhecimento sobre planetas, galáxias, estrelas e satélites naturais.

Em um outro momento, foram realizadas atividades usando materiais concretos para representar os planetas, o sol e a lua (bola de papel alumínio, balão gigante e bola de pingue-pongue). Por meio destes materiais foi possível fazer a comparação entre o tamanho dos planetas e do Sol, entre os volumes da Terra e da Lua e a distância da Terra à Lua.

Ao final, na quadra do Colégio, foram feitos vários lançamentos de foguetes com garrafas pets. Em um momento foi usadauma bomba de ar e em outro água e pastilhas de Sonrisal. Os “foguetes” foram construídos em casa, junto aos pais, com uma garrafa pet, um pedaço de tubo de pvc e paletas, conforme instruções anexas ao regulamento para participação na Olimpíada.