2º Ano do Ensino Médio prepara solução de água sanitária na aula de Química

Unidade: Funcionários | 25 May 2017

Como complemento do estudo de soluções e concentração, os alunos analisaram as características macroscópicas da solução de hipoclorito de sódio e estudaram os usos desta solução no branqueamento, na desinfecção dos alimentos, na limpeza da caixa d´água e o seu forte poder germicida.

A prática teve como objetivo preparar a solução, sabendo usar vidrarias próprias ao seu preparo, calculando a concentração de uma solução de água sanitária e conhecendo o uso do hipoclorito de sódio.  Foi importante ressaltar para os alunos que o cloro, que hoje é comercializado, não se trata realmente do cloro, que é um gás na temperatura ambiente, mas sim de uma mistura que tem como principal constituinte o hipoclorito de sódio, que também está presente na água sanitária.

Nessa atividade os alunos aplicaram os conhecimentos científicos e depois de preparar a água sanitária no laboratório, levaram um pouco do produto para uso em casa.