As professoras Roseli Luro e Noemy Martins deram início aos trabalhos relacionados ao tema do segundo bimestre Família, minha joia rara. Os objetivos do tema são identificar, por meio da observação de si mesmo, as virtudes que constituem um ser melhor para, então, realizar o bem ao tornar o ambiente do lar mais harmônico e feliz.
O lançamento ocorreu de maneira bem divertida, através de um teatro de bonecos, onde eles representaram membros de uma família. Cada personagem falou um pouquinho da sua pessoa, dos deveres, valores e virtudes que precisam cultivar para ter um lar feliz e harmonioso. Em seguida foi realizada uma rodinha para intercambiar sobre o teatro e o tema, trabalhando o conceito de joia rara.
Na ocasião, foi apresentada a imagem de um diamante, um anel e várias pedrinhas com características do diamante. As crianças puderam observar a pedra do anel e logo falaram que se tratava de uma joia preciosa. A professora concordou e explicou que aquela joia é, sim, preciosa e difícil de ser encontrada, que custava muito dinheiro, mas que seu valor não se compara com o da joia rara que é a nossa família, rara porque não existe outra igual, ela é única em suas diferenças, alegrias, tristezas, conquistas e superações, estando os membros todos juntos ou não.
Para finalizar, as crianças colaram pedrinhas brilhantes sobre o diamante para representar os valores e as virtudes que cada um precisa cultivar para ter uma família sempre brilhante como o diamante. “Realizamos, ainda, uma linda atividade de artes, onde as crianças representaram suas famílias através de uma colagem utilizando materiais variados. Aguardem, logo teremos outras atividades, pois o tema é muito rico, interessante e nos dá inúmeras possibilidades de trabalho, como por exemplo brincadeira de caça ao tesouro, entrevistas com membros da família, pesquisas, entre outras”, relatou a professora Roseli.