Observando a Turma 3 do Horário Estendido foi identificado pelas professoras Rita Massaút e Marina Moreira que os alunos estavam com o pensamento muito forte de reagir chorando e fazendo birras diante de algumas dificuldades de convivência. Ao invés de acalmar os pensamentos e dialogar, ficavam irritados e agressivos uns com os outros.
As professoras iniciaram um trabalho para estimular a boa convivência entre eles. Foi observado que a comunicação e o uso das palavras estavam ocorrendo de forma inadequada. Outro aspecto trabalhado foi o cultivo da cordial convivência, e que as dificuldades devem ser conversadas para resolvê-las amigavelmente.
Para favorecer a compreensão das crianças, as professoras realizaram um trabalho com o livro Uma História Com Mil Macacos.
A história relata sobre um cientista que envia uma correspondência pedindo 1 ou 2 Macacos, porém o telegrafista digitou 1 0 2 Macacos. E assim se passa a história, o cientista solicita algo, mas o telegrafista entende errado e causa a maior confusão na cidade, pois a cada vez que o cientista solicita os macacos recebe uma quantidade a mais, devido ao erro de interpretação do telegrafista, e com isso acaba por receber mais de Mil Macacos.
Após a narração, os alunos perceberam a importância de utilizar as palavras adequadas e que devemos pensar antes de falar ou escrever algo para não causar nenhum desentendimento.
Nesse momento, a professora Rita aproveitou para recordar situações vividas em sala, como por exemplo não saber ouvir o outro, não respeitar a opinião do colega, e se desentender com o amigo por algo que não tem conhecimento.
Dando continuidade ao trabalho do livro, a professora realizou uma atividade de psicomotora fina usando colagens, fitas, gizes e canetinhas, no qual confeccionaram um cartaz.
A professora também promoveu brincadeiras com bola para estimular o trabalho em equipe, saber observar, ouvir e trabalhar a inteligência cinestésico-corporal e a orientação espacial. O objetivo foi valorizar a amizade, respeitar as diferenças, trabalhar sobre a importância de usar as palavras de forma adequada e incentivar as crianças a dialogar em situações de conflitos, ao invés de chorar ou reagir.
Em outro momento, realizaram a atividade de “abotoar os botões das camisas”. Os alunos foram divididos em equipes e tinham que unir forças e habilidades para vencer a brincadeira. Com isso, a docente proporcionou aos alunos atividades que exigiam companheirismo e concentração.
“As crianças ficaram empolgadas ao realizar as atividades, houve cumplicidade e colaboração de todos para atingir o mesmo objetivo. O trabalho foi lindo, prazeroso e as crianças se envolveram e participaram com muito gosto!”, avaliou a professora Rita.
“Em toda a amizade deve-se cultivar o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo o momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.” González Pecotche.