Na aula de Uma leitura ética e cidadã do mundo, os alunos do 6ºAno intercambiaram com o estudante de Logosofia Bruno Russo o tema A evolução da humanidade e a evolução do indivíduo.
Os jovens observaram a diferença entre o grande progresso alcançado pela humanidade nas áreas de tecnologia, de medicina, de conhecimentos relativos ao Universo e tantos outros em contrapartida à pequena evolução dos valores do ser humano como ética, moral, cidadania e conhecimento de si mesmo.
Todos foram, então, convidados a pensar e colaborar na resolução de uma situação-problema: a chegada de um novo colega na turma, apresentando uma grande timidez. Depois de apresentarem muitas atitudes generosas para auxiliar o amigo a combater a deficiência, observaram que a ajuda se limitava apenas ao pequeno mundo da escola, pois quando ele tinha de enfrentar situações fora, a timidez se apresentava com força total.
Após o intercâmbio dessa divergência de postura, os alunos compreenderam que se ele próprio não se esforçar para combater tal deficiência, continuaria no mesmo estágio. Não basta a ajuda de outros para nos tornarmos uma pessoa melhor – essa é uma tarefa pessoal e intransferível que precisa de conhecimento específico.
Voltando ao tema inicial do intercâmbio, os estudantes concluíram que a humanidade só vai evoluir quando cada um fizer a sua parte, ou seja, o esforço tem que ser individual para que o conjunto desfrute dos resultados.