Fundamental ll assiste à palestra realizada por estudantes de Logosofia

Unidade: Brasília | 17 Apr 2017

Em 2017, a disciplina de Português ganhou mais uma aula: ela foi designada para a atividade chamada Uma leitura Ética e Cidadã do Mundo.

Esta atividade tem frequência semanal e tem por objetivo desenvolver projetos e ações que promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea, garantindo uma formação ética e moral dos adolescentes, de modo a lhes permitir participar da vida social mais crítica, dinâmica, autônoma e responsável.

O professor é visto como um orientador e não como um expositor e detentor da verdade. Os discentes serão estimulados a pensar, refletir e construir seu próprio conhecimento.

Para enriquecer o aprendizado, os alunos do Fundamental ll receberam a visita de alguns estudantes de Logosofia para falar sobre os temas O que torna o homem diferente das demais espécies? e O objetivo da vida humana: A vida que se perpetua através de gerações ao constituir-se em um verdadeiro servidor da humanidade.

Para trabalhar o primeiro tema, o senhor Adelmo Salvador e José Augusto Parreira, à luz do conhecimento logosófico, promoveram reflexões importantes à respeito do reino animal, mineral, vegetal e apresentaram o hominal; novo reino apresentado pela Pedagogia Logosófica. Os discentes foram levados a pensar sobre a constituição biopsicoespiritual que diferencia o homem das demais espécies da criação.

O segundo tema promoveu reflexões sobre um importante conceito: vida. Os senhores Daniel Fiuza e Sidnei Medina desenvolveram atividades para que os alunos pudessem refletir a respeito de si mesmo e do seu papel enquanto ser humano para o melhoramento de si e da humanidade.

Em um ambiente de alegria, risadas e descontração, as turmas do 6° ao 9° Ano absorveram importantes conceitos para se colocarem, na condição de humanos, de uma melhor maneira frente à humanidade que os cerca.

Confira alguns depoimentos de alunos:

“Eu achava que tigres pensavam, mas descobri que os animais não pensam. O homem pensa e por isso tem que estudar muito para fazer algo melhor para o mundo.” Pedro Curi – 6° Ano

“Eu achei legal aula do sr. José Augusto. Ele é divertido e fez todos prestarem atenção. O que eu achei mais interessante é que ele ensinou que temos de refletir antes de fazer as coisas.” Sofia Dutra – 6° Ano

“O sr. Adelmo falou de coisa que já sabíamos, como por exemplo a importância do estudo de si mesmo. Mas gostei muito de quando ele falou da sua infância; ele já cultivava muitos valores.” Bruna Morales – 9° Ano