Alunos do Infantil 2 iniciam atividades de reconto de histórias

Unidade: Cidade Nova | 17 Apr 2017

As professoras do Infantil 2, Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo, propuseram aos alunos, semanalmente, a realização do reconto de histórias. A atividade é assim: as docentes escolhem um aluno para levar um livro de literatura pra casa e realizar a leitura junto com a família. Na semana seguinte, esse aluno faz o reconto da história, depois de treinar em casa junto com os pais para os colegas.

Em rodinha, o momento do reconto acontece de uma forma muito especial. “A criança que reconta expõe o seu entendimento sobre a história, mostra as imagens para os colegas, conta da sua própria maneira realizando uma leitura figurativa e recordando daquilo que foi lhe contado pelos pais. No final as crianças registram em sala, através de desenhos, pinturas e colagens, o assunto do livro”, explicou a professora Rosemary.

A atividade de reconto propõe à criança fazer uma reconstrução literária, através da leitura e da interpretação. Mesmo antes de saber os nomes das letras e até mesmo ler, a criança já está inserida no universo letrado, onde pais e professores leem para elas.

“Cultivar o hábito de leitura, numa dimensão social favorecida pelo reconto, proporciona a formação de um leitor”, completou a professora. Nessa faixa etária começa-se a estabelecer a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita, dentro de um contexto de socialização.