4º Ano estuda sobre o tratamento da água e visita a Departamento Municipal de Água e Esgoto

Unidade: Uberlândia | 17 Apr 2017

Sob a orientação das professoras Daniela Nunes e Analy Ranuzi, os alunos da Turma da Paciência (4º Ano) fizeram, no laboratório do Colégio, um experimento para simular as etapas do tratamento da água (decantação, peneiração, floculação e filtragem). O resultado foi surpreendente!

Após as crianças misturarem na água algumas substâncias (hidróxido de cálcio e sulfato de alumínio), elas passaram a água suja por um filtro, observaram as impurezas que ficaram retidas nele, e embaixo, uma surpresa! Todos viram cair no copo uma água transparente.

“Constatamos que a água que consumimos é potável, mas não é pura, pois contém várias substâncias dissolvidas. É possível obter a água pura pelo processo de destilação”, explicou a professora.

O experimento foi culminado com um passeio à ETA (Estação de Tratamento de Água) do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto). Lá, os alunos receberam muitas explicações, assistiram à uma palestra e depois observaram de perto os tanques onde são realizados os processos de tratamento da água até chegar limpa e tratada em um reservatório para ser distribuída a população.