Alunos do 4º Ano se encantam com as reações químicas em tempo real

Unidade: Uberlândia | 17 Apr 2017

Para observar a mudança de estado físico da matéria, as professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Analy Ranuzi, supervisionaram os alunos ao aquecerem a parafina em flocos e os estimularam a observar que, ao ser aquecida, a parafina saía do estado sólido e ia para o estado líquido, no qual o processo recebe o nome de fusão.

Depois da parafina derretida, a turma colocou a amostra em um recipiente com água para resfriá-la, assim perceberam que do estado líquido ela passava para o estado sólido, onde puderam observar o processo de solidificação.

Em outro momento, os alunos adicionaram em um copo com água o Sulfato de Sódio e em outro copo com água o Nitrato de Bário. Após unirem os dois conteúdos, a turma observou instantaneamente a mudança de cor de transparente para branca. Neste momento, ocorreu a reação química que formou um novo material, o Sulfato de Bário.

E as experiências e descobertas não pararam por aí! Para que os alunos compreendessem melhor o conteúdo, as professoras convidaram a química Adriana Bernardes que ensinou a fazer o gel de cabelo. “Ela Mostrou que quando misturamos diferentes substâncias ocorre a reação química. Observamos a mistura no estado líquido e ao ser agitada passou deste estado para gel. Foi uma diversão!”, exclamaram as docentes.

Na ocasião, a turma cultivou o sentimento de gratidão, pois a Sra. Adriana Bernardes dispôs de seu tempo para compartilhar um conhecimento que adquiriu com estudo e dedicação e que hoje ensina aos outros, dando o exemplo de que temos a oportunidade de aprender com gosto e alegria para compartilhar o conhecimento recebido.