Crianças do 2º Ano investigam a Natureza e a si mesmas

Unidade: Florianópolis | 17 Apr 2017

A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental, no decorrer do ano de 2017,  terá várias oportunidades para conhecer ainda mais a Natureza e compreender como o mundo ao nosso redor funciona.

Os alunos começaram a utilizar o material didático da Abramundo/Experimenta nas aulas. Com o auxílio deste material, as docentes instigaram as crianças: Como é a vida das minhocas?  O que há dentro da semente? O que são bulbos? As crianças já ficaram entusiasmadas para responder as perguntas e fazer as observações e experiências.

Sobre a vida das minhocas descobriram sua importância (os túneis que elas cavam contribuem para a renovação do ar e a penetração da chuva no solo). Os alunos descobriram que, assim como as minhocas, nós também temos nosso lugar e função no mundo.

A respeito das sementes, por exemplo, muitas crianças afirmaram que, dentro da semente havia uma nova vida. Foi dada a oportunidade das crianças abrirem e analisarem sementes de feijão e identificaram sua formação (folha, caule e raízes jovens e o cotilédone). Todos fizeram os seus registros e observações.

A turma quis ainda acompanhar um pouco mais sobre a germinação do feijão, então todos colocaram algumas sementes com um pouco de água em uma Placa de Petri. No dia seguinte, as sementes já começaram a germinar!

Em seguida, as crianças iniciaram o estudo do bulbo - órgão vegetal. Descobriram que, diferente da semente, o bulbo é mais elaborado, possuindo raiz e caule desenvolvidos e folhas especiais.

A turma do 2º Ano observou o bulbo da cebola e da açucena, investigando suas partes e fazendo o registro no Diário de Ciências. Além disso, plantaram três bulbos de açucena para acompanhar o desenvolvimento.

Mas a investigação não parou por aí! Além das investigações, as crianças também têm investigado sobre elas mesmas e o que têm dentro de si.

“Com as sementes e bulbos dos vegetais pudemos observar que dentro delas há toda a sabedoria para se desenvolver e no que irão se transformar. Assim começamos a observar mais atentamente o que estamos cultivando no nosso interno, quais são as sementinhas de valores, sentimentos que nos ajudarão a ter atitudes melhores”, explicou a professora.

“A mente da criança é terra virgem e fértil. Constitui, pois, não só uma necessidade, mas também uma obrigação moral e racional indeclinável, contribuir para que germinem, nos pequenos mais fecundos campos mentais da criança, sementes ótimas, sementes que contenham em possibilidade de manifestação os recursos que a inteligência do homem necessita para emancipar-se de toda pressão estranha a seu pensar e sentir, e para vencer as dificuldades que há de enfrentar no curso da vida.” Pedagogia Logosófica