Posse dos representantes de turma do Fundamental II e Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 16 Apr 2017

Todos os anos o Colégio Logosófico realiza a posse dos representantes de turma eleitos, das turmas de 6º ao 3º ano do Ensino Médio. O representante de turma cumpre um papel importante e colabora no encaminhamento de vários assuntos ao longo do ano.

Uma das tarefas é reportar aos colegas as notícias da direção, coordenação, assessoria, professores e, também, ser o porta-voz oficial da turma junto ao corpo docente. Quando a sala ou a turma tem alguma dificuldade, interesse ou necessidade é o representante que encaminha o assunto. Ele, é assim, o responsável por falar pela turma, por representá-la.

A posse é a culminação de longo preparo e trabalho. Os professores de Ética e as assessoras de cada turma vão às salas, desde o início do ano, para realizar conversas e reflexões sobre a hierarquia e a responsabilidade do representante. Para ser representante o aluno precisa ter um perfil de liderança, aptidão para ajudar e se colocar no lugar do outro, saber ouvir e falar, uma conduta adequada no cultivo do respeito e da disciplina e notas boas.

A cerimônia de posse, no último mês de março, ocorreu em um clima feliz, solene, com a presença e uma palestra da diretora geral, Liara Salles, que abordou vários aspectos do trabalho que o representante realiza. Alguns dos presentes falaram suas impressões, observações, dificuldades e deram sugestões para a escola. Além disso, a diretora pedagógica, Mayra Araújo, ressaltou a importância dos representantes aprenderem a envolver todos os colegas nas atividades, e não apenas deixar a cargo dos representantes, dando assim, oportunidades amplas para todos.

Toda a equipe técnica dos segmentos envolvidos estava presente e, a assinatura de cada dupla no livro oficial, e a entrega do certificado, finalizou a solenidade.