Educação Física vai além dos muros da escola

Unidade: Funcionários | 5 Apr 2017

A Educação Física escolar infantil se caracteriza muito pelo desenvolvimento das habilidades motoras e pela ampliação dos movimentos, sem deixar de lado a parte do desenvolvimento intelectual, questionador e formador de opinião. Devido a isso os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza desenvolveram com os alunos do 1º Ano uma excursão para o Estádio do Mineirão e Museu do Futebol, que fez parte do Projeto Futebol, que visa mostrar as várias formas de se praticar esse esporte.

Conhecer a história, sua inserção em nosso estado e sua influência no ambiente social, foi de grande valia para que cada criança conseguisse perceber a dimensão do futebol no mundo. Além disso, foi uma oportunidade de desenvolver reflexões sobre os valores que devem ser cultivados no que se refere aos gostos e escolhas de cada um. Por exemplo, o respeito.

Durante a visita os alunos conheceram os bastidores do estádio, como vestiários, camarotes, gramado e sala de aquecimento dos jogadores. No museu do futebol as crianças ouviram explicações dos guias sobre os fatos curiosos sobre o estádio, sua história e os jogadores que lá jogaram. Tudo isso dividido em várias salas temáticas e interativas, o que despertou um grande entusiasmo entre as crianças.

Os professores destacam que as aulas de educação física não devem estar presas à formalidade da quadra e bola, dentro dos muros da escola. A educação formal deve conter elementos inovadores, que ultrapassem os espaços formais do colégio, que contemplem ações educativas que priorizem uma ampliação de horizontes pedagógicos do aluno, utilizando ambientes informais de modo complementar. Com isso, as excursões da Educação Física Infantil são uma ferramenta de grande importância para um ensino sólido, holístico e contemporâneo, envolvendo o aluno numa participação ativa no processo de construção do conhecimento.​