2º Ano do EM faz prática de “Estequiometria” no laboratório de Química

Unidade: Funcionários | 5 Apr 2017

Para comprovação e argumentação das leis ponderais, os alunos analisaram características macroscópicas para identificar a ocorrência de reação química e mediram as massas dos reagentes e dos produtos nas transformações ocorridas.

O experimento se dividiu em 3 partes:

Parte 1: produção e armazenamento em um balão de festa do gás inflamável, hidrogênio, através da reação do ácido clorídrico com o zinco em pó.

Parte 2: combustão de uma lã de aço e verificação da formação do óxido de ferro.

Parte 3: explosão do balão de aniversário contendo o gás inflamável hidrogênio.

Os objetivos desta prática visam:

• Pontuar os indícios macroscópicos das 3 reações químicas.
  • Pesar a massa dos reagentes e produtos e relacionar a sistemas abertos e fechados.

Segundo a professora Fabiana Costa, “ a atividade prática foi muito agradável e os alunos aplicaram os conhecimentos científicos. Além disso, tiveram a participação de um funcionário muito querido pelos alunos, Leonardo, que ficou encantado e se mostrou muito corajoso ao explodir o balão de gás de hidrogênio”.