Infantil 5 realiza atividade de letramento

Unidade: Cidade Nova | 3 Apr 2017

Os alunos do Infantil 5, sob os cuidados das professoras Regina Correa e Dalila Coelho, receberam uma grande quantidade de letras móveis para realizar uma atividade de escrita do nome e de hipóteses de escrita, no qual exercitam muito o raciocínio.

O alfabeto móvel é um recurso utilizado pelas professoras para oferecer às crianças as várias possibilidades de escrita, de forma que possa escolher as letras mais adequadas para a sua construção. A intervenção do professor nesse momento leva o aluno a repensar o caminho utilizado para a sua escrita, e especialmente quando é trabalhado em grupo há uma rica troca de experiências, pois cada criança se encontra em um estágio do processo de alfabetização, podendo, dessa forma, contribuir com o outro para suas descobertas.

As letras móveis são recursos usados para a criança refletir sobre o sistema de escrita, compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras.

“As atividades com as letras móveis são sempre bem recebidas pelas crianças. Observamos o gosto e a alegria com que cada um realiza a atividade, seja da escrita do nome próprio ou da construção da escrita de palavras”, afirmaram as professoras.