Educação Infantil e Ensino Fundamental desfrutam de Feira de Livros em companhia da família

Unidade: Goiânia | 3 Apr 2017

Pais e filhos das turmas da Educação Infantil e do Fundamental foram convidados a participarem da Feira de Livros realizada na Unidade Goiânia. A feira fazia parte de um sábado letivo e contou com algumas atividades voltadas ao universo dos livros como: contação de história; conversa com a escritora; oficina de ilustração de história; e visita aos stands das editoras expondo livros selecionados.

A manhã foi dividida em dois momentos. O primeiro momento foi destinado aos alunos e pais do turno matutino e o segundo momento aos alunos e pais do turno vespertino. Cada família pôde se inscrever em duas atividades e as mesmas aconteceram simultaneamente, sob forma de rodízio. Ao final, as famílias puderam visitar os stands das editoras convidadas, para adquirirem exemplares de livros de sua escolha.

As atividades foram:

- Contação de história: o grupo de teatro PlenLuno apresentou uma adaptação do livro Pare o circo que o palhaço entortou, de Fernando Santiago. O grupo utilizou músicas, figurinos e cenário para compor o momento.

- Conversa com a escritora: Foi convidada a autora Renata Antunes Evaristo Braga, de Construindo Castelos, para uma conversa com as famílias, onde ela pôde contar sua experiência sobre como foi escrever o livro, o processo criativo, sua inspiração em fatos de sua infância, da importância de criar um personagem sobre si mesma e nele se inspirar nos dias atuais, além de curiosidades envolvendo a produção de um livro.

- Oficina de ilustração de história: a oficina foi ministrada pelas professoras de Arte do Colégio, Welma Lange e Mayan, professora da Biblioteca. Foi escolhido para a ilustração o poema Dentro do Livro, de Ricardo Azevedo.  As famílias puderam utilizaram técnicas como desenhos com canetinhas e colagens.

- Stands das editoras: Foram convidadas algumas editoras e distribuidoras para a exposição de livros para a compra, como Portal do Logosófico, Educore, Pequenas Coisas, DSOP, CMQ e RHJ. Os materiais expostos e vendidos na feira foram selecionados com antecedência para que atendessem à proposta pedagógica do Colégio: contos construtivos, pensamentos úteis e positivos, fatos reais ou que possam vir a acontecer, sentimentos nobres, entre outros.

A Feira de Livros foi pensada para que todas as famílias vivessem juntas um momento de busca do saber por meio do universo dos livros, da literatura e da leitura, objetivando criar ou intensificar o gosto por ler e aprender.

“A atividade cumpriu com os objetivos. As famílias vieram com muita alegria ao evento, mesmo diante do desafio de um dia chuvoso. As crianças participaram das atividades com muito gosto, aproveitando cada momento. Mesmo após o término do período, pais e crianças permaneceram no ambiente desfrutando por mais tempo do que lhes fora oferecido”, manifestou a organização.