Crianças do Infantil 2 apresentam pesquisa feita em casa sobre as frutas

Unidade: Florianópolis | 23 Mar 2017

O Infantil 2 começou o projeto Frutas, que se estenderá pelo primeiro semestre e será compartilhado com as crianças de todo o Colégio e com as famílias na Feira do Conhecimento, em agosto. Cada criança da turma escolhe uma fruta e, junto com a família, pesquisa sobre ela: a cor, tamanho, peso, origem, entre outras características. A criança e a família elaboram um cartaz para apresentar esta pesquisa aos colegas. Também levam a fruta para os amigos degustarem.

A  primeira criança  a apresentar a fruta escolhida trouxe  a maçã. Com o auxílio das docentes, apontava as fotos no cartaz e contava para os colegas o que havia pesquisado com a família.

As professoras a incentivaram a compartilhar as maçãs que levou. “Observamos muitos estímulos nesta atividade e a vontade de compartilhar e de colaborar”, destaca a professora regente, Elba Alves de Souza.

Enquanto a criança oferecia a fruta aos colegas, a docente fazia algumas perguntas. Ao pedir para ela compartilhar a maçã verde, ela respondeu: “não, esta não”, dizendo que não queria dar aquela fruta porque estava “verde”. “A criança associou a cor verde à fruta ainda não madura e trabalhamos para que ampliasse o conceito”, explica professora Elba.

Os objetivos do projeto são estimular a alimentação saudável, desenvolver o vocabulário, o gosto pela pesquisa e a desenvoltura das crianças diante de novas situações, além da interação do grupo.

“O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede de desfrutar.” (Pedagogia Logosófica)